sexta-feira, 24 de abril de 2015

Como tratar a PELE MASCULINA

A pele masculina

A pele masculina, devido diferenças hormonais é mais espessa, oleosa e com maior quantidade de pelos. No entanto assim coma a feminina ela e classificada em normal, oleosa, seca, mista e sensível.
A espessura dos pelos da face e a principal diferença entre homens e mulheres. Estes pelos são estimulados pelos hormônios androgênicos (masculinos) e são mais grossos e densos na região do bigode e da barba. A presença desta pilificação é uma diferença fundamental entre o sexo masculino e feminino, pois os mesmos precisam ser cortados constantemente. Também devido à existência destes pelos pode ocorrer encravamento e foliculite que é a infecção local.
A pele e maior órgão do corpo humano, responsável pela interação com o meio ambiente e proteção global do indivíduo. Através dela, sentimos carinho, expressamos emoções e evidenciamos doenças dos mais variados tipos. Além disso, a pele e responsável pela aparência, tão importante na sociedade e denota sinais de envelhecimento.
Temos alguns tipos de pele como vemos a seguir:
Pele normal - considerada a pele ideal, apresenta espessura mediana, secreção equilibrada, cor rosada, tônus e elasticidade uniformes, superfície lisa e aveludada, brilho normal e poros não perceptíveis.
Pele oleosa - com espessura aumentada, a pele oleosa se caracteriza pela produção excessiva de óleo (são mais suscetíveis a seborréia), que lhe confere maior brilho e provoca a abertura dos poros, principalmente na zona central (testa, raiz e queixo). Em geral, ela é bem resistente, tolerando melhor as agressões e envelhecendo mais lentamente.
Pele seca - apresenta pouca produção sebácea, costuma ser opaca, sem brilho e desidratada. A falta de água da pele seca se intensifica pela falta de óleo, que evita a sua evaporação. Sua espessura e bem fina, os poros diminuídos, o aspecto descamativo. Sendo pouco elástica, a pele seca mostra finas rugas e tendência ao envelhecimento precoce.
Pele mista - e um tipo de pele muito comum. Sua zona central tem características de pele oleosa e as partes laterais, de pele seca.
Pele sensível - e fina, seca, avermelhada e sensível. Apresenta vasos dilatados, os quais podem ser chamados de telangectasias ou "couper rose".

A pele fica sensível, fica vermelha com mais facilidade. Em geral esta reação ocorre com os cosméticos de uma maneira geral, podendo ser irritação ou mesmo alergia. A pele sensível reage mais aos cosméticos da pele.
A seguir alguns cuidados diários que contribuem para a saúde da pele masculina.
Limpeza
A pele elimina permanentemente sebo e gorduras, além do suor, formando uma película de proteção. Esta emulsão e fundamental para a lubrificação, proteção da pele. A glândula sebácea e uma estrutura localizada na derme que tem como função a produção de sebo, qual desemboca na superfície cutânea. Quando as mesmas produzem mais sebo do que e necessário, a pele se torna oleosa ou seborréia.
Para manter a pele com aparência saudável, e necessário a limpeza diária para remover as células mortas, gordura e impurezas.
Usar apenas água não e o suficiente, é necessário desengordurá-la com um sabonete especifico para o rosto, elaborado com substâncias que não irritem nem ressequem a pele.
A pele deve ser limpa duas vezes ao dia, pela manhã e a noite. A limpeza também é importante para a melhor penetração do filtro solar e tratamento antienvelhecimento.

Homens com a pele oleosa devem usar produtos que regulem a produção sebácea. Podem ser utilizados:
• géis, (leites ou loções de limpeza sem óleo.
Produtos com excesso de álcool devem ser evitados, pois acabam aumentando a oleosidade da pele (e a chamado "efeito rebate").
Já os homens com pele normal ou seca devem preferir leites ou loções de limpeza, que ajudam a manter a aparência saudável da pele sem ressecá-la.
Hidratação
A falta de água (ressecamento) e a diminuição da elasticidade da cútis ocorrem quando a perda de água da camada mais superficial da pele (chamada córnea).
Além disso, com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele vai diminuindo. Por isso e comum ver idosos com a pele ressecada. O fumo e outros poluentes também ocasionam maior perda de água.
Uma pele seca e desidratada fica opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência a descamação.
Você sabia que a pele masculina também precisa de filtro solar ?
O use diário do filtro solar num país tropical é importante para prevenir queimaduras, evitar o envelhecimento precoce e o câncer de pele.
As peles são classificadas de I a VI conforme a sua coloração e resposta ao sol.
A pele tipo I é aquela que sempre queima e nunca bronzeia e a pele tipo VI sempre bronzeia e nunca queima (classificação de Fetzpatrich).
A proteção considerada mínima satisfatória é a número 15.
As pessoas com pele IV, V, VI podem usar esta proteção.
As pessoas com pele III podem usar 20 e as com pele I e II devem usar 30 ou mais.
Hoje em dia é importante observar na embalagem se o filtro também protege em relação a UVA (ultravioleta A). O fator de proteção solar para usar na praia deve ser pelo menos 15, mesmo em pessoas morenas.
O filtro deve ser passado nas áreas expostas ao sol, todos os dias, pela manhã.
O fator de proteção solar para usar na praia deve ser pelo menos 15, mesmo em pessoas morenas.
O filtro solar precisa ser passado em quantidade suficiente para deixar uma camada espessa e protetora. Ele deve ser espalhado em todo o corpo, inclusive orelhas, pés e mãos 30 minutos antes da exposição solar. O filtro deve ser repassado, também em quantidade significativa, 20 a 30 minutos apos o inicio da exposição. Depois disso ele será passado novamente a cada duas horas ou após contato com a água ou suor excessivo.
As pessoas que se expõem de forma intensa por praticar esportes ao ar livre devem usar bloqueadores solares (proteção mais ampla) e também resistentes a água.
Dicas para um Sol na medida certa
• Evitar o excesso
• Preferir o horário ate 10 horas e apos 15 horas.
• Usar sempre filtro solar com fator de proteção 15.
• Passar o filtro solar no corpo todo.
• Repetir o use do filtro apos os primeiros 30 minutos de exposição.
• Não usar bronzeadores sem filtro solar.
• Não usar fórmulas caseiras.
Veja agora alguns problemas específicos da pele masculina:
Acne
A acne e um problema comum, levando ao aparecimento de cravos, espinhas e ate cicatrizes. A acne e causada pelo entupimento e inflamação dos poros. Quando a glândula sebácea que é estimulo do pelo, hormônio masculino produz muito a acne pode ocorrer. Ela e estimulada pelos hormônios masculinos que existem em maior quantidade nos homens sendo a razão pela qual apresentam a pele mais oleosa.
O que você deve fazer para amenizar o problema?
- existem produtos específicos para a pele acneica, para limpeza, tratamento, gel secativo e até remédios para tratar o problema, mas todos devem ser recomendados/receitados por um dermatologista.
• Não esprema cravos e espinhas. Isso só favorece a inflamação e a formação de cistos e caroços.
• Evite exposições exageradas co sol. O sol tem um efeito secativo sobre as espinhas e pode ate melhorar ligeiramente a acne, porem, quando o sol é exagerado, a acne só piora, pois a pele queimada fica mais grossa e isso facilita o entupimento dos poros.
• Cuidado com a alimentação. Ao contrário do que muita gente pensa o chocolate não é o grande vilão da acne. No entanto, apesar da alimentação influir pouco no aparecimento da acne, lembre-se de que uma boa alimentação faz bem para todos os nossos órgãos, inclusive a pele. Assim, procure ingerir mais frutas, verduras e legumes e faça pouco uso de alimentos cremosos ou gordurosos (frituras, maionese, creme de leite etc.).
Alergias
• A alergia também é comum na pele masculina e está relacionada tanto a predisposição individual como ao número de produtos utilizados no dia-a-dia.
• A pele pode ficar vermelha descamativa com caroço avermelhados e coceira.
• A alergia pode acontecer por qualquer produto mesmo que tenha uma boa qualidade.
• Alergia é diferente de irritação. Produtos com muito álcool podem irritar a pele levando ao ressecamento e inflamação.
• Alimentos como peixe, ovos, grãos, chocolate, e principalmente aqueles artificiais com corantes e conservantes podem causar alergia
medicamentos comumente causam alergia principalmente os antiinflamatórios, anti-internos, antibióticos e analgésicos. As reações alérgicas podem ser as mais diversas desde urticárias, dermatites, descamação, ferida entre outras.
Avermelhamento e coceira persistentes devem ser avaliados com cuidado por um medico especialista.
O processo de Barbear
Os pelos são espessos devido à influência dos hormônios masculinos após a puberdade quando inicia a produção da testosterona há influência direta no aparecimento dos pelos da barba e bigode.
Os pelos podem ser redondos ou ovalados, lisos e encaracolados. Também há diferenças na espessura, e quanto mais fácil de haver problemas de encravamento e infecção.
O pelo protege a pele e o ato de barbear funciona como uma massagem diária que previne o envelhecimento.
Os princípios ativos mais utilizados são aqueles a base de ácidos, calmantes e antioxidantes. Ácido glicólico, ácido retinóico, isotretinoina, retinol, são inteiramente para evitar o encravamento e a foliculite. Estes somente indicados pelo dermatologista.
Os produtos a base de cetoconazol também interessam para acalmar e evitar a seborréia. Azuleno, alfa bisabolol antiinflamatório e hidratantes não oleosos são importantes para evitar irritação.
O ato de barbear e um dos mais importantes no rotina do homem contemporâneo. Proporciona uma boa aparência e sensação de bem estar!
Porém, é um processo agressivo para a pele, principalmente se realizado de maneira inadequada ou com produtos de má qualidade. O tipo de pelo também influencia no resultado: possuem características diferentes de espessura e formato que favorecem mais ou menos o encravamento.
Este processo pode levar a uma infecção chamada foliculite persistente. Esta se caracteriza por avermelhamento, dor e formação de pus. A foliculite nada mais é do que a inflamação e infecção do folículo pilo sebáceo devido a encravamento e trauma.
Todos os passos para o ato de barbear são importantes, desde a preparação da pele até a finalização.
• Limpeza cuidadosa, com produto adequado, enxaguando e secando bem o local.
Em seguida aplicar um produto de barbear, também adequado ao tipo de pele, amolecendo os pelos, facilitando o deslizar do lâmina e diminuindo a irritação do pele.
Veja abaixo algumas opções/versões dos 3 tipos de preparos de barbear que hoje existem no mercado: Creme, Espuma e Gel. A Gillette possui versões adequadas para os diferentes tipos de pele de cada um deles.
•  Creme Tudo - possui componentes que ajudam o deslizar da lâmina e devem ser aplicados com pincel de barbear.
• Espuma - Possuem ingredientes hidratantes e calmantes. Lubrificam e protegem a pele, abrindo os poros e facilitando o deslizar da lâmina. Reduzem a irritação e existem versões adequadas para cada tipo de pele.
• Gel - possui sistema anti-fricção que facilita o deslizar da lâmina. Amacia e lubrifica a pele para um barbear mais recente e suave. Versões adequadas para diferentes tipos de pele.
• Após a limpeza e uso do produto especifico, o pelo deverá ser cortado, de preferência no sentido do crescimento, para evitar lesões.
• É importante que a lâmina esteja em boas condições, evitando que será passada muitas vezes sobre a pele, causando mais irritações. Evitar usar álcool após barbear.
• Evitar produtos irritantes.
• Fazer compressas geladas ou de chá de camomila.
• Usar loções ou cremes para acalmar a pele.
• Evitar produtos gordurosos, assim como pasta de dente, hipoglos e minancora.
Existem diferente tipos de lâminas:
Aparelhos descartáveis - são jogados fora depois de algumas vezes que são utilizados. Existem descartáveis com 1, 2 ou 3 lâminas. Porem possuem uma tecnologia inferior, e, portanto, não oferecem a mesma performance que os sistemas de barbear.
Sistemas de barbear - são aqueles aparelhos que permitem que seja feita a troca apenas do lâmina/cartucho/carga, conservando o aparelho. Possuem uma tecnologia mais avançada e proporcionam um barbear mais rente.
Veja abaixo alguns exemplos dos produtos da linha Gillette.
Após a retirada dos pelos e preciso hidratar e acalmar a pele: o uso de uma loção ou gel pós-barba cumpre essas funções, além de evitar a sensação de pele repuxada.
Também já existe no mercado produtos com consistências e benefícios deferente (gel, loção, fluido, bálsamo). Possuem ingredientes que reduzem a irritação causada pela lâmina, hidratam e refrescam a pele.
Loção Gillette: proporciona sensação imediata de frescura. Ajuda a fechar os poros da pele, revitaliza e hidrata a pele.
Gel Gillette: protege, hidrata e amacia a pele apos o barbear. Proporciona uma sensação de frescura prolongada, uma vez que alivia as irritações.
Hoje o homem também esta preparado com a saúde e aparência. Observando de maneira global, são importantes três tópicos: alimentação, exercício físico e cuidados locais. A alimentação deve ser equilibrada sem excessos, sugerindo todos os tipos alimentares principalmente frutas e verduras.
Os exercícios devem ser incorporados, na medida da necessidade e também do prazer, mais vale andar de bicicleta duas vezes por semana e estar feliz, do que ir todos as dias forçado para a academia. O exercício é positivo em vários sentidos, pois melhora o humor e previne várias doenças.
O cuidado diário com a pele passa pela limpeza, hidratação e fotoproteção. Porem a par disto há inúmeros ativos anti-envelhecimento que podem e devem ser utilizados, tais como: ácidos, antioxindantes e neuro cosméticos.
Estes produtos devem ser utilizados a noite alternadamente, sendo espalhada com camada fina por todo o rosto.
Hoje o homem pode procurar cuidados especiais como o peeling, preenchimento, toxina botulínica, cirurgia plástica entre outros.
O peeling provoca descamações variadas, renovando a pele. O preenchimento e interessante para suavizar sulcos e rugas profundas. São utilizados preenchedores registrados e compatíveis com a pele.
A toxina é excelente, para melhorar e prevenir as rugas de expressão. Todos estes recursos combinados melhoram a aparência da pele masculina.
O clima também pode influenciar nos cuidado com a pele masculina.
O calor pode e a umidade excessiva aumenta a produção de óleo e formação de espinhas ou foliculite. Neste caso é importante fazer a barba todos os dias intensificando a limpeza e usando produtos leves que não causem obstrução. O clima seco deixa a pele mais sensível e descamativa. Neste caso pode haver coceira e machucados. A barba pode ser feita todos os dias utilizando-se um produto hidratante e calmante no pós barba.