quinta-feira, 27 de maio de 2010

Manchas no Corpo

Image and video hosting by TinyPic

Uma das maiores duvidas de clientes são sobre possíveis tratamentos para eliminar manchas, mas não somente faciais, mas as comentadas manchas pelo corpo. Tanto quanto no rosto, essas manchas podem incomodar muito, mas elas têm solução?
Em parte sim, pois vai depender do tempo do início do tratamento, da profundidade da ferida que originou a mancha, da cor da pele do paciente e da tendência a pigmentação individual, ou seja, quanto mais cedo o tratamento tiver início melhores serão os resultados.

Uma das principais reclamações é com relação as manchas causadas por depilação com cera, picadas de inseto e furúnculos, que têm porém tratamentos diferenciados. As manchas de depilação são melhores tratadas eliminando o problema causador que é o próprio traumatismo gerado pela depilação. Já nas outras causas, muitas vezes o fator desencadeante não pode ser indicado, mas mesmo assim o interessante é prevenir, com o uso de repelentes antes de se expor a locais com inseto. No caso das manchas já ocorridas, o tratamento em uma primeira fase será com produtos antiinflamatórios indicados pelo medico, ou mesmo tratando a possível infecção para evitar que haja uma grande reação no local e, posteriormente, o uso de produtos a base de ácidos e clareadores, peelings etc.

Existe a diferença de tratamento no caso das peles claras e morenas. As peles morenas tendem a se pigmentar mais facilmente que às claras, portanto, mancham mais, porém, as manchas nas pessoas claras são mais visíveis, o que as tornam mais inestéticas.

Outra informação já popularmente difundida, e correta, é que o sol pode sim piorar as cicatrizes e manchas.O sol estimula a pigmentação e afixação desta pigmentação na pele, portanto, quando a pele se encontra inflamada ou em processo de recuperação o sol deve ser evitado.

Como sempre quando se fala em estética, prevenção é a palavra-chave. No caso das picadas de inseto, elas podem em parte ser evitadas com uso de repelentes e, nas demais, sempre iniciar o tratamento precocemente, pois o processo inflamatório ou infeccioso é que vai manchar a pele.