quinta-feira, 27 de maio de 2010

Como tratar olheiras e bolsas nos olhos

Image and video hosting by TinyPic

Bolsas e olheiras
Bolsas são decorrentes do acúmulo de gordura, aumento da pele ou acúmulo de líquido (edema) na região inferior dos olhos. Elas aumentam com a idade devido a flacidez da pele. Para diminuir sua formação deve-se usar sempre protetor solar, evitando que o sol cause destruição das fibras colágenas e elásticas da pele, além de produtos anti-aging que mantenham a hidratação e a firmeza da pele.

Olheiras podem ser de caráter constitucional (origem genética) e alteração na vascularização na região das pálpebras. Há uma tendência para o depósito de melanina na área abaixo dos olhos, levando ao escurecimento rápido e aparente da região. Há diversos cremes que possuem ação descongestionante dos vasos sangüíneos, porém os resultados são muito variáveis e às vezes desanimadores. Outros métodos disponíveis são a aplicação de Luz Intensa Pulsada e o uso de preenchedores (ácido hialurônico) no local, quando o paciente apresentar a olheira com o aspecto de “olho fundo”. A melhor terapia, com certeza, ainda é aquela que combina diversas modalidades de tratamento, sempre após avaliação do especialista, “classificando” o tipo da olheira de cada paciente.

Definição:
• Excesso de vasos,
• Excesso de melanina,
• Bolsas de gordura, e
• Flacidez.

O chato dessas manchas é a aparência de cansaço que fica estampado no rosto.
As olheiras arroxeadas que surgem cedo – às vezes até na infância – normalmente estão relacionadas à predisposição genética e significam excesso de vasos na região embaixo dos olhos.
Compressas, cremes específicos, drenagem linfática e aplicação de laser são os recursos disponíveis para amenizar as olheiras.

Image and video hosting by TinyPic

Estresse de noites mal dormidas, cigarros, excesso de bebidas alcoólicas, café e até mesmo o período menstrual pioram o quadro, pois estimulam o fluxo sanguíneo e dilatam os vasos da região.

A flacidez da pele e as bolsas que surgem devido à retenção de líquidos ou ao acúmulo de gorduras nas pálpebras inferiores realçam ainda mais as olheiras.

Forma de Tratamento:


Há cremes especificos que contêm ingrediente que clareiam as olheiras (Vitamina C, Ácido Kójico, Ácito Fítico, Arbutin, Hidroquinona, e há cremes que ativam a circulação e drenam os líquidos da região, evitando o inchaço (Camomila, Hamamélis, Tília, Arnica e Bardana, e Vitamina K1).

Porém, os produtos anti-olheiras não fazem milagre. São mais eficazes quando usados como coadjuvantes de outros tratamentos.

Massagens locais, drenagem linfática facial, dormir bem, não fumar, uso de protetor solar, cosmecêuticos e compressas locais, como com chá de camomila podem atenuar as bolsas e olheiras.