quinta-feira, 27 de maio de 2010

Foliculite

Image and video hosting by TinyPic


Como uma das causas da foliculite é o excesso de queratinização, por isso é mais encontrada em peles mistas a oleosas, com tendência a seborréia. Manter a pele mais lisinha e livre das células mortas (que dificultam a saída do pêlo à superfície) é fundamental para minimizar o problema. Esfoliantes a base de ácido salicílico tem a vantagem extra de ser antiinflamatório e bactericida, ou seja, ao mesmo tempo em que previne também trata o problema. Só cuidado para não exagerar. Esfoliar demais pode machucar a pele e com isso as defesas vão embora. Sem defesa as bactérias fazem a festa (lembre-se que as bactérias do gênero estafilococos moram normalmente na pele e não causam problemas que aparecem quando elas conseguem ultrapassar a barreira da pele). Outra dica importante é que a esfoliação deve ser feita ANTES da depilação ou do barbeamento, já que depois do procedimento a pele estará mais sensível e com isso a chance de você machucá-la é muito maior. Assim, quem vai se depilar com cera é bom fazer uma esfoliação antes e depois ficar uns 2 dias sem esfoliar a pele. Já os homens, ou fazem a esfoliação antes de se barbear ou se não tem tempo, pelo menos espere umas 10 horas entre o barbeamento e a esfoliação. Quem se barbeia de manhã, por exemplo, pode aproveitar para fazer a esfoliação quando tomar banho à noite.

Depilação
A depilação é algo inerente à mulheres e homens. Odiada porém necessária a sua prática não deve ser realizada de qualquer forma, mas sim cuidadosamente. Principalmente quando a região da pele passa por depilação freqüentemente, pois a lâmina sensibiliza o folículo piloso da pele facilitando assim a invasão de bactérias. O órgão cutâneo apresenta uma barreira bem eficaz contra as infecções bacterianas, mas elas podem acorrer nessas circunstâncias e também na presença de umidade e suor. Surge daí aparecimento da foliculite, infecção dos folículos pilosos causada pela bactéria Staphylococcus.

Em seu estágio inicial ela se caracteriza pela formação de pequenas bolhas de pus chamadas pústulas e vermelhidão ao redor da área afetada. Logo após formam-se lesões maiores e avermelhadas com pontos amarelos (pus) no centro do local afetado, causando coceira, irritação e dor.


Um Problema para os homens
Um dos tipos mais comuns dessa infecção é a cicose da barba, apresentada nos homens. Principalmente nos dias mais quentes e para quem trabalha de terno e gravata. Pela proximidade das lesões ela pode chegar a um estado crônico.

Tratamento e Prevenção:
Apesar de seu tratamento ser realizado através de antibióticos, ele será melhor sucedido se combinado a cuidados anti- sépticos. Outros cuidados:
• Não deixar a barba muito grande, pois quanto maior mais difícil se torna raspa- la, deixando assim a pele mais irritada.
• Utilizar água quente para enxaguar a região do rosto.
• Utilizar espuma de barbear.
• A escolha de um aparelho que seja de fácil manejo e bom corte é indispensável.
• Após o uso lavar a lâmina, secar com papel absorvente com cuidado e guarde em local que não receba umidade.
• Troque regularmente a lâmina do aparelho.
• Enxágüe o rosto com água fria para fechar os poros.
• O uso de creme pós barba ameniza os danos causados pela lâmina.


Image and video hosting by TinyPic
Além dos produtos a base de ácido salicílico, peelings seriados podem ser úteis para afinar mais a pele e também para eliminar as manchas que ficaram de lesões antigas. Para quem está com bolinhas inflamadas podem ser necessários cremes ou pomadas a base de antibióticos e antiinflamatórios (mas para usá-las é necessária sempre prescrição médica). Quando o problema é mais sério pode ser preciso tomar antibiótico sistêmico bem como a drenagem cirúrgica do local afetado. Para evitar esse agravamento é fundamental nunca tentar extrair ou retirar o pêlo com pinça.