quarta-feira, 19 de maio de 2010

Bolsas e olheiras

Image and video hosting by TinyPic

Bolsas são decorrentes do acúmulo de gordura, aumento da pele ou acúmulo de líquido (edema) na região inferior dos olhos. Elas aumentam com a idade devido a flacidez da pele. Para diminuir sua formação deve-se usar sempre protetor solar, evitando que o sol cause destruição das fibras colágenas e elásticas da pele, além de produtos anti-aging que mantenham a hidratação e a firmeza da pele.

Olheiras podem ser de caráter constitucional (origem genética) e alteração na vascularização na região das pálpebras. Há uma tendência para o depósito de melanina na área abaixo dos olhos, levando ao escurecimento rápido e aparente da região. Há diversos cremes que possuem ação descongestionante dos vasos sangüíneos, porém os resultados são muito variáveis e às vezes desanimadores. Outros métodos disponíveis são a aplicação de Luz Intensa Pulsada e o uso de preenchedores (ácido hialurônico) no local, quando o paciente apresentar a olheira com o aspecto de “olho fundo”. A melhor terapia, com certeza, ainda é aquela que combina diversas modalidades de tratamento, sempre após avaliação do especialista, “classificando” o tipo da olheira de cada paciente.
Image and video hosting by TinyPic

Massagens locais, dormir bem, não fumar, uso de protetor solar, cosmecêuticos e compressas locais, como com chá de camomila podem atenuar as bolsas e olheiras.