segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mãos

Image and video hosting by TinyPic
MÃOS

A busca pelo corpo perfeito e pelo rejuvenescimento cresce a cada dia, mas muitas pessoas cuidam somente da aparência do rosto e do corpo, esquecendo de regiões que acabam realmente revelando a idade, como as mãos.

"O dorso das mãos tem a pele fina, delicada e com pouca quantidade de glândulas sebáceas, o que as tornam mais sensíveis à desidratação". As mãos são freqüentemente vítimas de mudanças bruscas de temperatura e de agentes agressores que podem afetar sua maciez.
Ao contrário de outras partes do corpo as mãos não podem contar com uma cirurgia plástica para reparar a ação do tempo, por isso cuidados diários são necessários.

O uso de hidratantes pode auxiliar no combate ao ressecamento da pele, mas infelizmente isso não impede que agentes como o envelhecimento cronológico, ação do sol e outros componentes químicos que estamos em constante contato não provoquem o aparecimento de manchas e o aspecto ressecado.

Existem diversos tratamentos estéticos que são realizados com o intuito de minimizar manchas, rugas e flacidez.
No tratamento de peeling é realizada uma esfoliação para renovar a pele, amenizando as manchas e melhorando a textura. Já no tratamento com laser um feixe de luz com comprimento de onda atravessa a pele e clareia as manchas.

Outra alternativa que a dermatologista indica é a despigmentação, onde se utiliza creme a base de ácido retinóico, responsável pela descamação da pele, hidroquinona e kójico, ácidos que auxiliam no clareamento das manchas ou ainda outra alternativa é o uso de spray de nitrogênio líquido que aplicado sobre as manchas destrói os pigmentos.

Com os avanços tecnológicos, muitas são as alternativas encontradas para acabar com esse tipo de problema.
Alguns médicos, atualmente aproveitam a gordura retirada na lipoaspiração e realiza o enxerto de gordura em pequenas partes do corpo, como nas mãos. "É possível fazer enxertos em regiões pequenas ou grandes do corpo e como a gordura é do próprio paciente não há risco de rejeição.

De qualquer forma vale lembrar da importância de continuar utillizando cremes hidratantes freqüentemente para manter a umidade normal da pele, filtro solar e o uso habitual de luvas para realizar tarefas domésticas.